Sinopse
Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de uma esposa". O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o Mr. Darcy. Na obra, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama guiam Elizabeth e Darcy ao auto conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.
Meu Ponto de Vista
Orgulho e Preconceito foi escrito há duzentos anos atrás e até hoje vem ganhando o coração de seus leitores. O clássico possui diversas adaptações no cinema, teatro e um seriado. A obra aborda temas como as diferenças entre classes, o papel da mulher na sociedade, a família, o caráter e etc.
O romance começa mostrando a importância do casamento para as jovens na época, já que as mulheres não tinham direito a herdar os bens de seus pais e nem dos maridos. A maior preocupação de Mrs Bennet (Matriarca da família) era casar as cinco filhas, já que não possuía um herdeiro e seu lar seria de um sobrinho de seu marido, devido a esses motivos aguardava ansiosa o baile, no qual conheceriam o novo vizinho rico e solteiro Mr. Bingley, na esperança de que alguma de suas filhas agradasse o cavalheiro e de fato a mais velha o agradou.
Mas a história de amor principal não é sobre eles e sim sobre Mr. Darcy e Elizabeth Bennet. O casal não teve um bom começo, além da má reputação de Darcy sobre ser um homem extremamente orgulhoso e desagradável, ele não fez por onde para que Elizabeth construísse uma imagem boa a seu respeito, principalmente após conhecer Mr. Wickman, um militar que cresceu com o rapaz.
Em vez de "orgulho e preconceito" o livro teria o nome de "primeiras impressões" que faz mais sentido, pois no decorrer da trama podemos perceber que uma pessoa pode ser muito melhor ou pior do que aparenta ser.
A obra passa por muitas reviravoltas, das quais não posso contar a vocês, mas espero que vocês assistam o vídeo abaixo e leiam o livro. Eu vou deixar o PDF dele AQUI!, espero que vocês gostem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário