quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Dom Casmurro - Machado de Assis - Resenha.

Eu sei o que vocês vão pensar, estou escrevendo mais uma resenha sobre uma das obras de Machado de Assis, mas eu preciso que vocês entendam que quando me apaixono por um autor, tenho muitas dificuldades em desprender-me dele(a), mas vamos deixar minhas manias de lado e irmos ao que interessa.



Dom Casmurro é uma das maiores obras de Machado de Assis e foi publicado pela primeira vez em 1899. A obra englobava temas como a sociedade brasileira da época, religião, dinheiro, família e até o ciumes. Seus personagens principais são Bentinho (um jovem rico) e Capitu ( a vizinha pobre, porém, inteligente e cheia de iniciativa), que conheciam-se desde bebês, criaram um forte vínculo de amizade que no decorrer dos anos virou amor.

Por mais da metade do livro, Bentinho narra as dificuldades que teve para estar com Capitolina, pois era um filho único, que precisava cumprir a promessa de sua amável mãe, devia ser padre! No início José Dias (um grande amigo da família) implicou com a amizade das crianças, não gostava de Capitu, referia-se aos seus olhos como: olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Depois de um certo tempo, quando Bentinho estava no seminário, Capitu ganhou o coração de todos que viviam em sua casa. Com o passar do tempo a matriarca começou a gostar da ideia de ter a menina como nora e colou um jovem órfão para cumprir sua promessa no lugar de seu filho. Em

O casamento de Bentinho e Capitu foi muito feliz nos dois primeiros anos, eram os melhores companheiros, porém, sentiam a necessidade de ter um filho. O filho demorou, mas veio e foi com seu crescimento que começaram os problemas...

O que faz esse livro ser tão especial é o seu fim, não sabemos de fato se toda a trajetória contada por Bentinho é real ou tudo é fruto de seus ciumes, já que o narrador alerta que não é uma pessoa com boa memória e que já teve alguns episódios de ciumes, como o capitulo em que fala sobre os braços de Capitu. É impossível não ter dúvidas sobre a veracidade dos fatos contatos, então conversei com algumas pessoas a respeito do fim do livro, cada uma possuía uma opinião diferente sobre o assunto. Algumas davam razão a Bentinho, outras diziam que o ciume o deixou louco, foi quando encontrei uma pessoa que me disse : - Foi um pouco dos dois! E isso me deixou  temporariamente satisfeita, mas ainda não tenho uma opinião formada sobre o livro.

Se você não entendeu nada sobre o parágrafo acima, leia esse livro e nos conte sua opinião. Se você já leu e entendeu por favor comente o que você acha que de fato é a verdade. Espero que vocês tenham gostado desse breve post sobre o livro Dom Casmurro. Assistam meu vídeo também, se vocês quiserem, é claro... Até o próximo post, grande beijo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário