sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O que aprendi com o Livro "O Retrato de Dorian Gray" - Oscar Wilde - Resenha.

Sinopse 

Versão de Oscar Wilde para o mito faustiano da perda da alma em troca dos prazeres mundanos, "O retrato de Dorian Gray" é um relato de decadência moral e punição, exemplo do humor cáustico e refinado de seu autor. 
Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade. 


Minha Visão Sobre o Livro

Sempre tive curiosidade em ler o famoso clássico " O Retrato de Dorian Gray", muitas pessoas me recomendaram como um livro excelente, o que de fato é, além de ser muito bem escrito. Oscar Wilde revelou em algumas entrevistas que os personagens principais do livro, representavam ele mesmo de formas distintas: Basil era como ele realmente era, Lorde Henry era como as pessoas o viam e Dorian era como ele desejava ser em uma determinada época. 

Dorian era um jovem extremamente belo e ingenuo, que posou para um retrato de Basil e assim criaram um forte vínculo de amizade, o pintor adorava o rapaz por algumas razões pessoais, razões essas que confessou ao seu amigo Lorde Henry e talvez esse tenha sido seu maior erro! Henry ao conhecer Dorian, também ficou fissurado pelo rapaz, mas não era um homem muito sensato e queria causar uma influência negativa sobre o jovem. 

Sobre influência de algumas ideologias de Lorde Henry a respeito da juventude e beleza, ao ver o seu retrato terminado, Dorian apaixonou-se por si mesmo, invejou o quadro e logo depois desejou que o quadro envelhecesse e ele não, chegou a dizer que daria sua própria alma, se conseguisse manter-se jovem sempre. 

O pedido de Dorian foi atendido, mas ele só percebeu após cometer seu primeiro ato de maldade e ao chegar em casa notou que o sorriso do retrato mostrava-se perverso. Ele escondeu o quadro e arrependeu-se de imediato, mas isso não durou muito tempo. Lorde Henry continuava a influência-lo de maneira negativa, o jovem deu inicio a sua trajetória de atrocidades, a fama de Gray logo espalhou-se...Ele levou muitas pessoas ao fundo do poço e seu retrato continuava refletindo sua alma perversa, a cada dia a aparência do quadro piorava, enquanto a sua continuava jovem, pura e intacta. 
Após um determinado tempo, Dorian começa a cometer erros piores que os anteriores, dos quais não posso conta-los a vocês, pois, vocês precisam ler o livro rsrs. 


Confesso que fiquei aliviada em concluir o livro, apesar de achar a estória muito interessante e original, não aguentava mais ler tanta maldade, parece que todos os sentimentos ruins do mundo, estavam expostos nessa obra. Detestava os ideais de Lorde Henry, na verdade o detesto, principalmente quando ele falava a respeito das mulheres, que é um assunto do qual ele gostava de repetir. Apesar de toda essa negatividade e o fato do autor dizer que esse romance não possui o objetivo de passar uma mensagem positiva ou moral, é possível tirar muitas lições proveitosas da obra como:

1 - O amor a beleza ou a vaidade, fazem de nós seres vazios e medíocres.
2 - Quem pede é atendido. 
3 - Devemos cultivar o bem independente do que aconteça. 
4 - Temos que escolher boas amizades e influencias. 
5 - A consciência pesada é algo assombroso.

E assim concluo a resenha de hoje, coloquei o vídeo abaixo, no qual falo detalhadamente o que achei da obra, espero que vocês tenham gostado e me ajudem se inscrevendo no meu canal... Beijos a todos os devoradores de livros e até o próximo post. <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário