segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Aprendendo História com Séries e Filmes da Netflix! Pt 2 - Frida


Olá pessoal, o post de hoje é bem legal... Vocês já ouviram falar sobre Frida Khalo? Aposto que sim. Frida Kahlo foi uma artista mexicana mundialmente reconhecida por pintar auto-retratos e quadros completamente originais, sua arte era pessoal, os sentimentos que ela transpassava para as telas; principalmente sua dor, impactavam quem as admirasse, fora a sua beleza exótica que atrai muita atenção. 

Há muitas coisas para falarmos sobre Frida, ela é um dos maiores símbolos feministas de todos os tempos, uma pintora prestigiada, uma mulher forte e cheia de ideais, porém, o objetivo da postagem de hoje não é fazer uma pequena biografia da vida da artista e sim falar a respeito do filme Frida. No vídeo  abaixo estarei comentando um pouco sobre o filme e minha opinião a seu respeito. Lembrando que as criticas e elogios são ao filme e não a grandiosa artista...




Para você que está interessado em ler a biografia da artista estarei colocando o PDF, é só clicar AQUI
Espero que vocês tenham gostado do vídeo e continuem acompanhando o blog, espero melhorar sempre para vocês. <3 


quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Wallpapers com frases do livro Extraordinário - R.J. Palacio + Trailer do filme.


A adaptação do livro "Extraordinário" para o cinema, terá sua estreia no Brasil no dia 17 de novembro. Estamos contando que a data prevista não seja adiada novamente, mal podemos esperar para ver o extraordinário Auggie nas telinhas do cinema. Acredito que como bons leitores, estamos torcendo para que a adaptação seja tão boa quanto a obra e siga suas diretrizes. 

Como estamos próximos da estréia, selecionamos as melhores frases do livro e as colocamos em wallpapers para vocês: 












 

Além das frases fofas, estou deixando o trailer do filme para vocês, confesso que já me emocionei de cara, já estou me preparando para chorar litros! 





segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis - Literatura Brasileira


Sinopse 

Moderno avant la lettre, revolucionário na forma fragmentária, no tempo narrativo não-linear, no estilo realista-irônico, é ao mesmo tempo um dos mais agudos retratos das elites brasileiras - além de repositório de algumas das passagens mais famosas da literatura em língua portuguesa.

Minha Opinião


Como o próprio nome indica, a obra é narrada por um escritor morto e ela não possuí de imediato uma ordem cronológica dos fatos, o que a torna um pouco inusitada, pois causa um certo estranhamento ao leitor em seus primeiros capítulos. Como alguém morto escreve suas memórias? ou pior, como alguém narra a própria morte e ainda por cima a coloca no inicio? Essas foram as questões que vieram em minha mente quando comecei a lê-lo.

Quando a história do defunto começa a ganhar uma certa ordem, ele conta um pouco sobre sua infância e como era o meio em que vivia, imediatamente somos teletransportados para um Brasil monarca e extremamente escravista, onde ele, Brás Cubas, comenta que fora uma criança rica e mimada que chegava a agredir escravos e fatiga-los, sem que o pai o corrigi-se. É interessante como o sofrimento do escravo não é abordado de maneira adocicada e sim real. 

Na verdade, toda a narrativa é abordada de maneira muito real. Brás Cubas não era um mocinho, muito menos um vilão, em sua trajetória tomou atitudes boas e ruins como qualquer um de nós. Ele tornou-se um homem inteligente, envolveu-se com política, fez loucuras pela primeira paixão e foi punido por isso, passou por momentos de luto e os superou, foi egoísta e depois caridoso, amou e deixou seu amor partir. 

Repare esse trecho: 

"Não a vi partir; mas à hora marcada senti alguma coisa que não era dor nem prazer, uma coisa mista, alívio e saudade, tudo misturado, em iguais doses. Não se irrite o leitor com essa confissão. Eu bem sei que, para titilar-lhe os nervos da fantasia, devia padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não almoçar. Seria romanesco; mas não biográfico. A realidade pura é que eu almocei, como nos demais dias..."

O fato do cadáver ser "gente como a gente" e falar  sobre a partida de seu grande amor com tanta frieza  está relacionado a um movimento literário chamado Realismo, que Machado de Assis ajudou a implementar em nossa literatura. Memórias Póstumas de Brás Cubas foi um dos marcos iniciais desse movimento no Brasil. 

Se você está a procura de uma obra brasileira com um vocabulário simples, cativante e que trate de maneira real os fatos, esse livro é para você. Mesmo sendo uma leitora que ama romances, confesso que me encantei com a leitura e vi semelhanças entre mim e Brás Cubas.



"Suporta-se com paciência a cólica do próximo."
( Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas)




quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Aprendendo História com séries e filmes da Netflix! Parte 1. - REIGN.

A série


Olá pessoal, como vocês podem ler no título, a postagem de hoje tem um tema muito legal, que tal aprender história assistindo séries e filmes? Sim, isso é possível! Ultimamente as séries tem ganhado a admiração de grande parte do público brasileiro e a implementação da Netflix no país, fez com que esse publico fosse expandido. Se você está sem opções de séries para assistir, vou começar a recomendar aqui no blog algumas séries com enredos históricos, que são maravilhosas.

Em nossa primeira publicação sobre o assunto, vamos falar da série REIGN. Criada por Laurie McCarthy e Stephanie Sengupta, estreou pela primeira vez em 17 de outubro de 2013, transmitido pela The CW e terminou no dia 16 de junho de 2017.

A série conta a trajetória de Mary Stuart - Rainha da Escócia, que teve uma vida conturbada desde seu nascimento. Mary foi uma das poucas rainhas que em determinadas épocas, teve direito a três coroas: Escócia - por direito, devido a morte de seu pai, França - por ser casada com o Rei Francis e Inglaterra - pois era a descendente mais próxima na linha de sucessão, já que sua prima Elizabeth era considerada bastarda. Além de abordar temas políticos que envolviam a vida da jovem Rainha, o seriado retrata a situação caótica na Europa a respeito da reforma protestante.



Apesar de ser baseada na vida da Rainha, alguns acontecimentos da série não são reais, porém, isso não a estraga, já que as escritoras sempre arrumam um jeito de voltarem para as diretrizes da realidade. A lindo amor de Francis e Mary, Nostradamos e suas visões, as armações de Catherine, a vida amorosa de suas ladys, nada disso é real, porém, entendemos que tudo isso é colocado para entreter o público. Mesmo que Mary e Fracis não tenham sido tão apaixonados na vida real, é impossível deixar de shipar o casal.



Além de tudo que falei acima, a série também aborda temas como amizade, vingança e lealdade. Como sou fraca emocionalmente, chorei muito por alguns personagens, fiquei furiosa com outros e me surpreendi com a mudança de todos. É uma série emocionante, me interessei muito mais pelas histórias da monarquia a partir dela, realmente vale a pena assistir!

Elenco Principal 

Rainha Mary Stuart - Adelaide Kane 

 

Rei Francis II- Toby Regbo

 

Bash - Torrance Coombs 

 

Catherine de Medici - Megan Follows 

 

Lord Narcisse -  Craig Parker

 


Se você não for usuário da Netflix, vou deixar abaixo o link do site no qual assisti a 4º temporada. 
                                                         http://seuseriado.com/reign/

Assistam também alguns comentários que fiz no meu canal 












sábado, 14 de outubro de 2017

Orgulho e Preconceito - Jane Austen - Pride and Prejudice


 Sinopse 



Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de uma esposa". O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o Mr. Darcy. Na obra, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama guiam Elizabeth e Darcy ao auto conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada. 

Meu Ponto de Vista


Orgulho e Preconceito foi escrito há duzentos anos atrás e até hoje vem ganhando o coração de seus leitores. O clássico possui diversas adaptações no cinema, teatro e um seriado. A obra aborda temas como as diferenças entre classes, o papel da mulher na sociedade, a família, o caráter e etc. 

O romance começa mostrando a importância do casamento para as jovens na época, já que as mulheres não tinham direito a herdar os bens de seus pais e nem dos maridos. A maior preocupação de Mrs Bennet (Matriarca da família) era casar as cinco filhas, já que não possuía um herdeiro e seu lar seria de um sobrinho de seu marido, devido a esses motivos aguardava ansiosa o baile, no qual conheceriam o novo vizinho rico e solteiro Mr. Bingley, na esperança de que alguma de suas filhas agradasse o cavalheiro e de fato a mais velha o agradou. 

Mas a história de amor principal não é sobre eles e sim sobre Mr. Darcy e Elizabeth Bennet. O casal não teve um bom começo, além da má reputação de Darcy sobre ser um homem extremamente orgulhoso e desagradável, ele não fez por onde para que Elizabeth construísse uma imagem boa a seu respeito, principalmente após conhecer Mr. Wickman, um militar que cresceu com o rapaz.

Em vez de "orgulho e preconceito" o livro teria o nome de "primeiras impressões" que faz mais sentido, pois no decorrer da trama podemos perceber que uma pessoa pode ser muito melhor ou pior do que aparenta ser.

A obra passa por muitas reviravoltas, das quais não posso contar a vocês, mas espero que vocês assistam o vídeo abaixo e leiam o livro. Eu vou deixar o PDF dele AQUI!, espero que vocês gostem.