terça-feira, 15 de setembro de 2015

Resenha do Livro O Mestre Inesquecível - Coleção Análise da inteligência de Cristo ( Augusto Cury)

Sinopse


No último livro da coleção Análise da Inteligência de Cristo, Augusto Cury estuda a face de Jesus como mestre, educador e artesão da personalidade. 'O mestre inesquecível' revela o crescimento psíquico e intelectual vivido pelos apóstolos e mostra como Jesus os transformou nos excelentes pensadores que revolucionaram a humanidade. 

Para formar seguidores aptos a difundir suas palavras, Jesus escolheu homens simples e desenvolveu neles a arte de pensar, a tolerância, a solidariedade, o perdão, a capacidade de se colocar no lugar do outro, o amor e a tranqüilidade. 

Embora muito jovens e inseguros, eles atenderam prontamente ao chamado de Cristo e tornaram-se pescadores de seres humanos. Sabiam que estavam seguindo um desconhecido, mas sentiam, no fundo do coração, que aquele mestre deixaria suas pegadas gravadas para sempre na história. 

Numa época em que o ensino está em crise, o exemplo de Jesus e seus discípulos nos ajuda a abrir os olhos para o verdadeiro sentido da educação - mais do que transmitir informações, educar é produzir a capacidade de pensar, de questionar, de superar desafios, de compreender o mundo e de tornar-se melhor a cada dia. 

Cury nos mostra que Jesus foi o maior exemplo de dignidade, fraternidade e abnegação que já pisou na Terra.


Resenha


O livro O Mestre Inesquecível faz parte de uma coleção chamada Análise da inteligência de Cristo, foi escrito pelo psiquiatra, pesquisador, professor de pós-graduação e escritor Augusto Cury e foi publicado em 2006. Augusto menciona em diversas partes do exemplar que estudou por mais de vinte anos a mente de Cristo e de seus discípulos.

Apesar de se tratar de alguém que foi inspiração para a fundação de diversas religiões, a obra não se encaixa em uma categoria religiosa. Cury com toda sua experiência na área da psicologia e com todo seu tempo de estudo sobre a vida de Cristo, conseguiu criar perfis psicológicos para os discípulos que tinham mais proximidade dele.


O escritor declara que estudou diversas mentes famosas como a de Hitler e pronunciou que Jesus foi o homem mais inteligente da terra; fala também que Jesus é o Mestre dos Mestres, pois ele mesmo aprendeu muito com seus estudos.


Mas por que Cristo seria a pessoa mais inteligente da Terra ? Simplesmente porque ele não obtinha respeito através de força física, era a pessoa mais amorosa que já existiu, foi o maior orador de todos os tempos, suas parábolas cativavam ás pessoas, nunca forçou ninguém a segui-lo e tratava igualmente todas as pessoas (pobres,ricos,deficientes e prostitutas). Ele fez com se apaixonassem por ele e pelo seu reino (que não é na Terra e sim nos céus), e até hoje essa paixão é como uma chama acesa.


Augusto não achou nenhum tipo de transtorno na mente do Mestre, pelo contrário estudou uma mente perfeita. Ao analisar a mente de seus discípulos achou vários, ele comenta que eles eram ás pessoas mais improváveis para levar adiante a mensagem do Mestre dos Mestres. Eram impulsivos, cometiam sempre os mesmos erros, alguns queriam ser superiores aos outros, todavia, Jesus lapidou a mente deles como se fossem diamantes e consequentemente criou excelentes oradores e mestres do amor.


O autor nos ensina que para deixar nossos transtornos de lado é necessário nos abrirmos com quem amamos, é preciso compreender as imperfeições, pois também não somos perfeitos. Particularmente achei o livro incrível, aprendi muito a como me tornar uma pessoa melhor, me identifiquei  com a personalidade de alguns discípulos. Foi um exemplar que me ajudou muito a entender outras pessoas: como meus amigos e minha família, estou aprendendo a ser mais paciente e estou tentando me livrar do meu (eu) capitalista para ser alguém que fez algo pelo mundo.


Se você procura um livro que te ensine o que é amar e a respeitar o próximo eu indico lhe este, vai te ajudar muito, por mais que você tenha suas convicções e sua religião eu creio que essa obra é capaz de ajudar qualquer um.


Bom chegando ao fim da resenha de hoje, quero agradecer a você que veio aqui ler, e te dizer que não sou profissional, estou cursando o último ano do ensino médio e então no momento vocês não vão encontrar perfeição em mim. No momento escrevo pelo simples fato de amar isso. O post de amanhã será um pouco diferente, vamos falar de sentimentos, então apareçam. Um grande beijo ;*





Nenhum comentário:

Postar um comentário